O mês de abril é o mês de conscientização do Autismo. A ONU, em 2007, declarou o segundo dia deste mês como o “Dia Mundial de Conscientização do Autismo”.
O que é?
Esse transtorno é definido como um distúrbio comportamental, caracterizado por dificuldades na comunicação, interação e imaginação social.
Diagnóstico:
Os critérios para o diagnóstico do Transtorno estão determinados na Classificação Internacional de Doenças (CID-10) e no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-IV). Ele é feito por meio de consultas com psiquiatras e psicólogos.
As características mais observadas no diagnóstico do Autismo são:
Tratamento
O tratamento para o Autismo deve ser iniciado o quanto antes. A terapia de intervenção comportamental é um dos tratamentos mais recomendados. A linha mais utilizada dessa terapia é a ABA - Applied Behavior Analysis, em português “análise aplicada ao comportamento”. Ela pode ser acompanhada pelo tratamento com medicamentos, dependendo do caso e dos sintomas do paciente.
Para mais detalhes e informações procure um profissional da saúde ou médico de confiança.
Curiosidade
Além do Dia Mundial de Conscientização do Autismo, existe também o Dia do Orgulho Autista, que acontece em 18 de junho. Seu símbolo é o infinito com as cores do arco-íris, representando a neurodiversidade. A campanha tem como objetivo considerar o Autismo como um atributo da pessoa, a fim de acabar com o preconceito.
Referências:
1. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC188387/