Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Calendário de meses preventivos

Saiba mais sobre
Hepatite e Câncer Bucal

maio vermelho

HEPATITE1

A Hepatite é uma espécie de inflamação no fígado, causada através de infecções pelos vírus tipo A, B ou C, ou consumo exagerado de álcool e medicamentos.

Saiba mais sobre as Hepatites virais:

Hepatite A: trata-se de infecção causada pelo vírus tipo “A”, sendo contaminado por via fecal-oral, por água ou alimentos contaminados. Os sintomas mais comuns são:

  • Febre;
  • Náusea;
  • Falta de apetite;
  • Pele e olhos amarelados;
  • Urina escura.

Uma das formas de se prevenir contra a Hepatite A é por meio do saneamento básico, cozimento adequado dos alimentos e higienização das mãos.

- Hepatites B e C: tem sua forma de transmissão semelhante, que acontece através do sangue. Profissionais da saúde, usuários de drogas e pacientes em hemodiálise são grupos que normalmente estão mais expostos ao contágio pelos vírus. Os sintomas são muito similares aos da Hepatite A, porém, a B e a C podem evoluir para um quadro crônico e então para uma Cirrose ou até Câncer de Fígado.

Existe vacina contra a Hepatite B, sendo ela uma das melhores estratégias para a prevenção contra o vírus, já que esta não tem cura. Já para a Hepatite C, a prevenção consiste na triagem de materiais nos bancos de sangue, centrais de doação de sêmen e doadores de órgãos para assegurar o fornecimento dos materiais não infectados.

Ambas possuem tratamento disponibilizado no SUS.

Referências:
1. https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Hepatites-virais

Câncer Bucal2

O Câncer de Boca é um tumor maligno que pode se desenvolver na língua, lábios, céu da boca, gengiva e garganta. Os principais fatores de risco são a alta ingestão de álcool, tabagismo e alguns casos incidência do vírus HPV, adquirido por vias sexuais.

Os sintomas variam de acordo com o local afetado, mas os mais comuns são:

  • Nódulos no pescoço;
  • Rouquidão;
  • Feridas na boca ou lábios que não cicatrizam há mais de 15 dias;
  • Manchas vermelhas ou brancas na gengiva, céu da boca, língua ou bochechas.

A prevenção contra esse tipo de câncer consiste no uso de preservativo na prática do sexo oral, cuidado da higiene bucal, evitar fumar e ingerir bebidas alcoólicas.

O diagnóstico é feito a partir de exames clínicos ou de imagem e a confirmação é realizada através da biópsia.

Por fim, na maioria dos casos o tratamento é cirúrgico. A cirurgia consiste na remoção da área contaminada pelo câncer e linfonodos do pescoço. Em casos mais simples, realiza-se a cirurgia para retirar apenas as feridas causadas pelo tumor.

Referências:
2. https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-boca