Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
VOLTAR

DIA NACIONAL DO USO RACIONAL DE MEDICAMENTOS



O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, em 05/05, foi criado em 2001 a partir de um movimento estudantil de Farmácia, para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação e para incentivar a procura por orientação especializada. Com isso, as pessoas recebem indicações adequadas para medicação de acordo com seus diagnósticos¹.

SOBRE A AUTOMEDICAÇÃO

A automedicação é a ingestão de medicamentos por conta própria, ou seja, sem orientação prévia de um profissional da saúde. Para muitas pessoas, automedicar-se é uma forma de alívio imediato para sintomas esporádicos, mas esse hábito pode trazer consequências graves para a saúde².

É importante fazer o uso dos medicamentos de forma consciente, ou seja, com acompanhamento de um profissional da saúde que indicará a dose e frequência adequada do remédio³.

O paciente deve seguir a dosagem do medicamento, horário de ingestão e duração do tratamento de acordo com a prescrição médica. Também deve se atentar a interações medicamentosas (combinação entre diferentes medicamentos), restrições físicas e alimentares, armazenamento adequado e outros, de acordo com a bula e orientações recebidas4.

Caso tenha alguma dúvida sobre o tratamento ou a ingestão de medicamento, informe seu médico ou farmacêutico. É importante comparecer às consultas médicas para que o seu tratamento seja acompanhado de perto e evolua de acordo com os resultados.

RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO

O uso de medicamentos de forma incorreta pode agravar doenças e, se combinado com o uso de outros medicamentos, pode anular ou potencializar o efeito ou reação de um deles4.

Consequências como intoxicação, dependência ou até mesmo morte, podem acontecer caso haja automedicação sem orientação médica2.

Fique atento! Ao primeiro sinal de mal-estar ou suspeita de reações adversas a medicamentos, procure um profissional da saúde, médico ou farmacêutico.

Evite a automedicação, procure orientação de um médico ou farmacêutico e cuide da sua saúde!

Referências

1 BORTOLETTO, M. E.; BOCHNER, R. Impacto dos medicamentos nas intoxicações humanas no Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 859-869, out./dez. 1999.

2 PEREIRA, Januaria Ramos. Riscos da Automedicação: Tratando o problema com conhecimento. Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Santa Catarina, 2009.

3 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/05-5-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos/ Acesso em 10/05/2024

4 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/255_automedicacao.html Acesso em 10/05/2024.

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

PÁGINA EM CONSTRUÇÃO

Nosso site está em fase de melhorias.

Em breve você poderá acessar esta página novamente!

Mais Sobre Saúde