Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

Alimentação | Insuficiência Cardíaca

BR-19075


Quantas vezes nós ouvimos que é preciso tomar cuidado com a quantidade de sal consumida, pois o exagero pode causar problemas no coração? O consumo excessivo de sal pode piorar os sintomas de Insuficiência Cardíaca, causando inchaço no corpo, afetando os pés e tornozelos, e podendo causar congestão pulmonar (acúmulo de líquidos no pulmão), o que piora o quadro de falta de ar¹.  

Com IC, o coração bombeia menos sangue para os outros órgãos, e, quando afeta o funcionamento dos rins, causa a acumulação de líquidos no corpo e inchaço. Por isso, é necessário que o paciente que possui a doença, faça uma dieta hipossódica (com menos sal) e com menos líquidos¹.   

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo paciente com IC é a necessidade de reduzir o consumo de água no dia a dia afim de evitar a retenção de líquidos. Para aqueles que não conseguem, seguem algumas dicas selecionadas pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC)³: 

  • Pesar-se diariamente. Se o peso aumentar mais de 1,5kg de um dia para o outro, pode ser sinal de acúmulo de líquidos;  
  • Priorizar o consumo de frutas, ao invés de suco;  
  • Evitar consumo de refrigerantes e bebidas com muito sódio na composição; 
  • Dar preferência a refeições sólidas;  
  • Ter controle da quantidade de líquidos ingeridos através de um copo medidor.  

A alimentação é muito importante para o tratamento de todas as doenças do coração, principalmente a Insuficiência Cardíaca. Estudos indicam que a obesidade tem relação com a queda da função sistólica ventricular esquerda, assim aumentando os riscos de problemas no coração e da IC evoluir para o estágio D - a fase final da doença. Para aqueles que já tem histórico de IC na família ou tendência a desenvolver problemas cardíacos, é necessário cuidado extra com a alimentação e a inserção de atividades físicas no cotidiano5. Lembre-se: a atividade física só deve ser feita após consulta médica e com acompanhamento regular.  

Para a realização da dieta de acordo com os sintomas e o estágio de IC que o paciente está enfrentando, ele deve consultar um cardiologista e um nutricionista. Porém, algumas substituições e adições no dia a dia, já podem evitar futuros problemas de coração.

São elas6

  • Comer carnes magras, legumes, frutas e vegetais; 
  • Inserir leguminosas como feijão, ervilha e lentilhas; 
  • Usar temperos e ervas naturais no preparo das refeições; 
  • Evitar o uso excessivo de sal; 
  • Não comer industrializados e enlatados; 
  • Evitar o consumo de embutidos; 
  • Dosar condimentos como ketchup, mostarda e maionese.  

Além da alimentação adequada, é necessário evitar o tabagismo, diminuir o consumo de bebida alcoólica, praticar exercícios regularmente e tomar a medicação necessária. A Insuficiência Cardíaca não tem cura, mas, adotando bons hábitos junto com o tratamento adequado, o paciente consegue viver bem com essa condição.  

  

REFERÊNCIAS 

1. Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/Symptoms-of-heart-failure

2. Albuquerque DC, Neto JD, Bacal F, Rohde LE, Bernardez-Pereira S, Berwanger O, et al; Investigadores Estudo BREATHE. I Brazilian Registry of Heart Failure - Clinical aspects, care quality and hospitalization outcomes. Arq Bras Cardiol. 2015;104(6):433-42. 

3. Heart Failure Matters. Adjusting your diet: fluids. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/What-can-you-do/Adjusting-your-diet-Fluids 

4. Rider OJ, Francis JM, Ali MK, Petersen SE, Robinson M, Robson MD, et al. Beneficial cardiovascular effects of bariatric surgical and dietary weight loss in obesity. J Am Coll Cardiol. 2009;54(8):718-26.  

5. Ristow B, Rabkin J, Haeusslein E. Improvement in dilated cardiomyopathyafter bariatric surgery. J Card Fail. 2008;14(3):198–202. 

6. Heart Failure Matters. Adjusting your diet: salt. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/What-can-you-do/Adjusting-your-diet-Salt 

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!