Você sabe como conservar seus medicamentos de forma adequada?
O armazenamento domiciliar de medicamentos é muito importante para a manutenção da eficácia e da qualidade do seu tratamento. Ao armazená-los de forma adequada, você os mantém com as qualidades próprias para uso até o final da cartela ou sua data de validade, evitando desperdícios¹.
Consumir medicamentos mal armazenados, vencidos ou com a embalagem danificada pode ser prejudicial para a sua saúde, acarretando consequências graves², como reações adversas.
Confira no infográfico abaixo algumas dicas sobre conservação e o que pode ocorrer caso medicamentos vencidos ou danificados sejam consumidos.
O uso de um medicamento fora da data de validade determinada na embalagem pode impactar o tratamento e em consequências, como:
Qualquer dúvida ou sintomas incomuns, consulte um profissional da saúde.
Ao identificar qualquer sintoma incomum ou caso tenha dúvida sobre o tratamento ou medicamentos, você deve consultar um médico ou farmacêutico e evitar a automedicação sob qualquer hipótese.
Referências:
1 PINTO, Vanessa Barbosa. Armazenamento e distribuição: o medicamento também merece cuidados. Uso Racional de Medicamentos: fundamentação em condutas terapêuticas e nos macroprocessos da Assistência Farmacêutica. Brasília, julho, 2016.
2 Guia de Boas Práticas de fornecedores de medicamentos e insumos farmacêuticos, Subcomitê Técnico de Logística do Núcleo de Assistência Farmacêutica do HCFMUSP, São Paulo, 5ª Ed.,2012
3 ANVISA. Orientações sobre Cuidados de conservação de medicamentos. https://www.gov.br/anvisa/pt-br/assuntos/educacaoepesquisa/webinar (Acesso em 23/05/2024)
O Dia Nacional do Uso Racional de Medicamentos, em 05/05, foi criado em 2001 a partir de um movimento estudantil de Farmácia, para alertar a população quanto os riscos à saúde causados pela automedicação e para incentivar a procura por orientação especializada. Com isso, as pessoas recebem indicações adequadas para medicação de acordo com seus diagnósticos¹.
A automedicação é a ingestão de medicamentos por conta própria, ou seja, sem orientação prévia de um profissional da saúde. Para muitas pessoas, automedicar-se é uma forma de alívio imediato para sintomas esporádicos, mas esse hábito pode trazer consequências graves para a saúde².
É importante fazer o uso dos medicamentos de forma consciente, ou seja, com acompanhamento de um profissional da saúde que indicará a dose e frequência adequada do remédio³.
O paciente deve seguir a dosagem do medicamento, horário de ingestão e duração do tratamento de acordo com a prescrição médica. Também deve se atentar a interações medicamentosas (combinação entre diferentes medicamentos), restrições físicas e alimentares, armazenamento adequado e outros, de acordo com a bula e orientações recebidas4.
Caso tenha alguma dúvida sobre o tratamento ou a ingestão de medicamento, informe seu médico ou farmacêutico. É importante comparecer às consultas médicas para que o seu tratamento seja acompanhado de perto e evolua de acordo com os resultados.
O uso de medicamentos de forma incorreta pode agravar doenças e, se combinado com o uso de outros medicamentos, pode anular ou potencializar o efeito ou reação de um deles4.
Consequências como intoxicação, dependência ou até mesmo morte, podem acontecer caso haja automedicação sem orientação médica2.
Fique atento! Ao primeiro sinal de mal-estar ou suspeita de reações adversas a medicamentos, procure um profissional da saúde, médico ou farmacêutico.
Evite a automedicação, procure orientação de um médico ou farmacêutico e cuide da sua saúde!
Referências
1 BORTOLETTO, M. E.; BOCHNER, R. Impacto dos medicamentos nas intoxicações humanas no Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 15, n. 4, p. 859-869, out./dez. 1999.
2 PEREIRA, Januaria Ramos. Riscos da Automedicação: Tratando o problema com conhecimento. Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE, Santa Catarina, 2009.
3 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/05-5-dia-nacional-do-uso-racional-de-medicamentos/ Acesso em 10/05/2024
4 BIBLIOTECA VIRTUAL EM SAÚDE - Ministério da Saúde. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/dicas/255_automedicacao.html Acesso em 10/05/2024.
Nosso site está em fase de melhorias.
Em breve você poderá acessar esta página novamente!