Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

COMO A DPOC É DIAGNOSTICADA?¹

BR-21029


O diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é feito pelo clínico geral ou pneumologista, com base na história clínica e exame físico do paciente, além disso também podem ser pedidos alguns exames como o de espirometria, que mede quão bem os pulmões estão trabalhando. É um exame simples e fácil que pode ajudar a diagnosticar a doença. 

O exame de espirometria consiste em soprar todo o ar de seus pulmões em um bocal conectado a uma máquina conhecida como espirômetro. A máquina calculará dois números: a quantidade de ar que você sopra no primeiro segundo e a quantidade de ar que você sopra em 6 segundos ou mais. Este exame mostra ao seu médico o quão grave pode ou não ser a DPOC, pois existem vários estágios da doença. A extensão da DPOC é classificada em 4 estágios diferentes que são definidos pelos seus sintomas e pelos resultados do seu exame de Espirometria, são esses graus: leve, moderada, grave e muito grave. 

Uma pessoa pode ter DPOC, mas não perceber os sintomas até que esteja no estágio moderado. Por isso, é importante realizar o acompanhamento com seu médico no caso de qualquer sintoma respiratório, principalmente se você é um fumante ou ex-fumante, foi exposto a substâncias irritantes e prejudiciais aos pulmões por um longo período, ou têm um histórico familiar de DPOC. 

 

Referências:   

1. https://cdd.org.br/doencas-respiratorias/dpoc/ - Último acesso em 6 de janeiro de 2022


Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!