COMO A DPOC É DIAGNOSTICADA?¹
BR-21029
O diagnóstico da DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) é feito pelo clínico geral ou pneumologista, com base na história clínica e exame físico do paciente, além disso também podem ser pedidos alguns exames como o de espirometria, que mede quão bem os pulmões estão trabalhando. É um exame simples e fácil que pode ajudar a diagnosticar a doença.
O exame de espirometria consiste em soprar todo o ar de seus pulmões em um bocal conectado a uma máquina conhecida como espirômetro. A máquina calculará dois números: a quantidade de ar que você sopra no primeiro segundo e a quantidade de ar que você sopra em 6 segundos ou mais. Este exame mostra ao seu médico o quão grave pode ou não ser a DPOC, pois existem vários estágios da doença. A extensão da DPOC é classificada em 4 estágios diferentes que são definidos pelos seus sintomas e pelos resultados do seu exame de Espirometria, são esses graus: leve, moderada, grave e muito grave.
Uma pessoa pode ter DPOC, mas não perceber os sintomas até que esteja no estágio moderado. Por isso, é importante realizar o acompanhamento com seu médico no caso de qualquer sintoma respiratório, principalmente se você é um fumante ou ex-fumante, foi exposto a substâncias irritantes e prejudiciais aos pulmões por um longo período, ou têm um histórico familiar de DPOC.
Referências:
1. https://cdd.org.br/doencas-respiratorias/dpoc/ - Último acesso em 6 de janeiro de 2022