Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

Dia a dia do Paciente | Insuficiência Cardíaca

BR-19073


Fique atento! Sintomas como tosse excessiva, falta de ar, retenção de líquidos, cansaço extremo, dores no corpo, taquicardia, entre outros, são comuns da Insuficiência Cardíaca, mas não são determinantes para um diagnóstico automático¹. Diabetes, doenças renais, deficiência de ferro, obesidade e outros problemas cardíacos podem ser pontos de partida para desenvolver essa doença. E, como não existe cura, os sintomas devem ser tratados conforme o quadro do paciente².  

Confira características gerais da Insuficiência Cardíaca

Para o paciente recém-diagnosticado, para manter uma rotina e conviver com a Insuficiência Cardíaca, existem algumas medidas que ele pode adotar, como a redução do consumo de álcool, prática de exercícios físicos indicados por um médico, realização de exames quando solicitados pelo médico e medicação controlada. Tabagismo, excesso de sal e alimentos ultra processados devem ser estritamente evitados durante o tratamento dessa síndrome³.

Saiba mais sobre a alimentação no tratamento de Insuficiência Cardíaca   

Por muito tempo, os exercícios físicos foram considerados perigosos durante o tratamento da Insuficiência Cardíaca, devido ao cansaço e problemas respiratórios causados pelos sintomas da doença. Porém, a Sociedade Brasileira de Cardiologia afirma que eles devem, sim, ser inseridos no cotidiano do paciente, sendo benéficos para a redução da pressão arterial, aumento da HDL, diminuição de peso e, além disso, auxílio no tratamento de doenças psicológicas como ansiedade e depressão².  

Entenda a prática de exercícios físicos durante o tratamento de IC

Tomando cuidados com a alimentação, realizando consultas frequentes ao cardiologista, aplicando a medicação adequada e adotando um estilo de vida mais saudável, o paciente de Insuficiência Cardíaca tem a possibilidade de exercer uma rotina normal. É importante colocar a saúde em primeiro lugar, prestar atenção em qualquer sintoma incomum que o corpo apresente e buscar ajuda médica caso necessário.   

 

REFERÊNCIAS 

1 Stevenson LW, Perloff JK. The limited reliability of physical signs for estimating hemodynamics in chronic heart failure. JAMA. 1989;261(6):884-8. 

2 Sociedade Brasileira de Cardiologia. Educação Continuada:  http://educacao.cardiol.br/ (acesso em agosto 2021)   

3 Gopal DM, Kalogeropoulos AP, Georgiopoulou VV, Smith AL, Bauer DC, Newman AB, et al. Cigarette smoking exposure and heart failure risk in older adults: the Health, Aging, and Body Composition Study. Am Heart J. 2012;164(2):236-42. 

4 Heart Failure Matters. Symptoms of heart failure. Disponível em: http://www.heartfailurematters.org/en_GB/Understanding-heart-failure/Symptoms-of-heart-failure

Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!