Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

O QUE É A DPOC¹

BR-21029


A Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) é a obstrução da passagem do ar pelos pulmões provocada geralmente pela fumaça do cigarro ou de outros compostos nocivos. Esta doença é caracterizada por aumento da falta de ar. A DPOC ocorre devido a uma inflamação ou obstrução crônica no revestimento dos brônquios ou bronquíolos, dificultando a troca de gases da respiração.   

A principal causa é o hábito de fumar, pois a fumaça e outras substâncias presentes no cigarro provocam, aos poucos, destruição do tecido que forma as vias respiratórias. Como consequência, leva ao surgimento de sintomas como falta de ar, tosse constante com catarro, sensação de ruído ou chiado no peito ao respirar. 

Atualmente a DPOC é uma doença progressiva e incurável, porém com o diagnóstico e tratamento correto, há muitas alternativas para controlá-la e respirar melhor. As pessoas podem viver por muitos anos com a DPOC e aproveitar a vida. 

No caso de dúvidas, procure seu médico. 


Referências: 

 1. https://cdd.org.br/doencas-respiratorias/dpoc/ - Último acesso em 6 de janeiro de 2022 


Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!