Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

O QUE É INFECÇÃO URINÁRIA?

BR2207195718


Também chamada de infecção do trato urinário (ITU), a infecção urinária é um dos tipos mais comuns de infecção que afetam a população. As mulheres são mais vulneráveis devido às características anatômicas, uma vez que há maior proximidade entre vagina e ânus.1

A ITU é identificada a partir da presença de microorganismos infecciosos na urina em quantidades elevadas. Na maior parte dos casos a causa da infecção urinária se dá por bactérias, mas ela também pode ser provocada por fungos.1


Os sintomas incluem:1


  • Dor ou ardência ao urinar;

  • Febre;

  • Sangue na urina;

  • Secreção pela uretra;

  • Dor lombar;

  • Incontinência urinária;

  • Mau odor;

  • Necessidade frequente de urinar.


Ainda, do ponto de vista clínico, a ITU pode ser classificada em algumas síndromes.2

Confira:


  1. Cistite: caracterizada pela invasão de microorganismos na bexiga, causando inflamação no local;

  2. Pielonefritecaracterizada por dores abdominais, febre, vômitos, náuseas e calafrios; 

  3. Bacteriúria assintomática: identificada pela presença de excesso de bactérias na urina, mas sem sintomas relacionados ao trato urinário;

  4. Síndrome uretral: ocorre em mulheres e apresenta disúria, isto é, ardência ao urinar. 


Os exames que devem ser feitos para detecção da infecção do trato urinário são:1


  • Urocultura - esse exame consiste no armazenamento das bactérias presentes na urina do paciente por 3 (três) dias. Ele identifica qual a bactéria causadora, contribuindo para a escolha do tratamento correto.

  • Exame de urina - por meio desse exame é possível identificar a existência de bactérias e o número de células de defesa na urina. 

  • Ecografia/ tomografia/ radiografia - esses exames de imagem ajudam a detectar qual região do sistema urinário apresenta infecção. 


tratamento adequado é feito por meio da ingestão de antibióticos. Caso as infecções urinárias sejam recorrentes, o médico pode indicar tratamento profilático. Esse tratamento consiste na ingestão de antibióticos em pequenas doses diárias para controlar e impossibilitar a origem de novas infecções de urina.

Cuidado!

Quando não tratada, a infecção urinária pode se espalhar pelo corpo, afetando os rins e prejudicando sua função.

Para mais informações consulte um profissional da saúde ou seu médico de confiança.



Referências:


  1. https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/793/1126 Último acesso em 13 de junho de 2022.

  2. ​​VIEIRA NETO OM. Infecção do trato urinário. Medicina, Ribeirão Preto, 36: 365-369, abr./dez. 2003. https://www.revistas.usp.br/rmrp/article/view/735/749 Último acesso em 7 de julho de 2022.


Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!