Cadastre-se no Vale Mais Saúde™
Enxaqueca
VOLTAR

Como é feito o tratamento do Glaucoma¹

BR-21028


O olho é preenchido por líquidos que ajudam a manter certa pressão interna, que se chama pressão intraocular (PIO). Os médicos podem medir facilmente essa pressão e usar estes dados como um índice importante no tratamento do Glaucoma.

Esta é uma doença crônica que ainda não tem cura, portanto o controle deve ser constante durante toda a vida. Com o objetivo de monitorar a progressão da doença, é necessário que o paciente fique em observação e faça tratamentos contínuos para manter controlada a pressão intraocular, evitando que a doença avance provocando a perda da visão. Quanto mais rápido se descobrir e tratar o Glaucoma, menor será a chance de perda.

Por isso, o controle da pressão intraocular (PIO) é o objetivo mais importante da terapia. Quando ela está controlada, o nervo óptico está menos exposto ao risco de ser lesionado, protegendo a visão.

Como pode ser hereditário, é importante recomendar a todos os membros da família um exame oftalmológico periódico, em especial se houver algum parente com diagnóstico de Glaucoma. Por isso, fique atento e previna-se.

O Glaucoma pode ser controlado com colírios, comprimidos ou em alguns casos pode ser necessária a intervenção cirúrgica. Porém, o melhor tratamento continua sendo sempre a prevenção, ao consultar um médico oftalmologista pelo menos uma vez por ano.

Algumas regras simples devem ser seguidas para manter o tratamento efetivo. Uma delas é usar o medicamento de acordo com a instrução do médico, não aplique no olho nem mais nem menos gotas do que as prescritas.


Referências:

 

1. https://hospitaldeolhos.net/especialidades-hospital-de-olhos/glaucoma/#sintomas - Último acesso em 9 de fevereiro de 2022


Sua Saúde

Aqui você conta com mais informações sobre patologias relacionadas aos medicamentos do Vale Mais Saúde™! Entenda sobre causas, sintomas, tratamentos e muito mais!